Se você está buscando o emagrecimento saudável, já deve ter percebido o quanto atingi-lo não é uma tarefa simples, não é mesmo?

Inclusive, existem pessoas que levam anos até terem realmente resultados e isso é altamente desmotivador, levando muitas a acreditarem que perder peso é algo impossível.

Contudo, você não precisa passar por isso, basta que você saiba quais recomendações seguir para efetivamente perder peso sem precisar colocar a sua saúde em risco.

Obviamente que você vai precisar se dedicar, mas com um pouco de esforço, por menor que seja, você já perceberá os resultados ao vestir aquela calça que antes não servia mais.

Então, está curioso para entender como esse emagrecimento saudável é possível? Separamos algumas dicas importantes. Veja!

Emagrecimento saudável

Atividade física diariamente

Nós sabemos que existem pessoas, com pavor de atividades físicas e isso é comum, já que a ideia de muitos é os exercícios serem sessões de torturas de tão chatos, mas não é bem assim.

O mais importante inicialmente é entender que é possível praticar atividades físicas de forma regular, mas desde que você associe esse hábito a algo prazeroso.

Hoje existe uma infinidade de exercícios físicos que você pode praticar para emagrecer e que vão além da habitual academia, como:

  • Caminhadas;
  • Andar de bicicleta;
  • Lutas;
  • Crossfit, et.

Logo, você só precisa encontrar algo que seja motivador e que você não encare como chato e maçante. Portanto, fique à vontade para testar as possibilidades.

Ao encontrar o exercício que você goste, é importante ainda que a prática dele seja feita diariamente, mas não é necessário praticar durante 2 horas exaustivas.

Segundo os especialistas, 30 minutos de atividades diariamente é mais do que suficiente para que seu corpo comece a queimar gordura efetivamente e de maneira rápida.

Ao fazer da prática de exercícios físicos um hábito, você vai perceber que o emagrecimento saudável é bem mais simples do que você imaginou ser.

Não fique com fome

Esqueça essa ideia de que para emagrecer é necessário sofrer e passar fome, esse é um tipo de pensamento errado e que os especialistas já confirmaram não fazer sentido.

Aliás, é exatamente o contrário. Quando você fica muito tempo sem comer, o seu corpo encara essa situação como algo arriscado, que está colocando à sua saúde a prova.

Logo, como o organismo não sabe quando vai ter alimento novamente, ele faz o óbvio para que você consiga sobreviver: acumula gordura!

É isso mesmo que você leu: ficar longas horas sem comer só vai estimular o acúmulo de gordura no seu corpo. É difícil de acreditar, mas é mais pura realidade.

Por essa razão, não fique com fome durante horas, busque manter uma alimentação com horários regrados. Aquela ideia de comer de 4 em 4 horas funciona muito bem.

Entretanto, atenção: quando se fala em comer de 4 em 4 horas não significa alimentar-se de qualquer coisa que você encontra pela frente, mas sim de alimentos naturais e que sejam saudáveis, especialmente lanches, como granolas, e frutas, como maçã.

Evite alimentos processados para o emagrecimento saudável

Dando continuidade a nossas dicas, vale mencionar ainda que você vai precisar mudar o hábito de comer alimentos processados, por mais práticos que eles possam parecer.

Em geral, esses alimentos enlatados, congelados e derivados, são cheios de conservantes e aditivos, que só geram o acúmulo de gordura.

Logo, de nada adianta praticar atividades físicas intensas, se você continua a incluir no seu prato alimentos processados, frituras e adoçantes.

Portanto, o mais indicado é que você busque preparar as suas próprias refeições. É algo mais trabalhoso, mas no final de tudo vai valer a pena, já que assim você vai realmente emagrecer.

Uma dica bem interessante para fazer suas próprias refeições é separar um dia para isso na semana. Neste dia, você prepara marmitas, congela e vai descongelando ao longo da semana para se alimentar. É bem mais prático!

Aposte no consumo de frutas e vegetais para ter um emagrecimento saudável

Junto de todas as dicas mencionadas acima, outra recomendação essencial para o emagrecimento saudável é apostar no consumo de frutas e vegetais, ou seja, de alimentos crus.

Em geral, essa recomendação é importante por um motivo muito simples, mas que faz total diferença na busca pela perda de peso: a sensação de saciedade.

Os alimentos crus, em especial frutas e vegetais, são ricos em nutrientes, fibras e água, o que significa que promove uma melhor sensação de saciedade.

Dessa maneira, você vai sentir menos fome e, como resultado, vai fazer o consumo de menos calorias no seu dia a dia.

Logo, se você sofre para emagrecer porque sente muita fome e sempre está ingerindo doces e alimentos proibidos, essa dica é ainda mais fundamental de ser posta em prática por você.

Em geral, os especialistas em emagrecimento recomendam que as frutas e verduras devam preencher metade das suas refeições, especialmente o que diz respeito aos pratos principais.

Portanto, dentre as frutas e verduras que vale a pena ingerir no seu dia a dia estão:

  • Abacaxi;
  • Maçã;
  • Morango;
  • Banana;
  • Pera;
  • Kiwi;
  • Laranja e diversas outras.

Consuma alimentos que ajudam na queima de gordura para o emagrecimento saudável

Os alimentos que ajudam na queima de gordura devem ser seus aliados no emagrecimento e aqui estamos falando dos chamados termogênicos.

Em suma, eles levam esse nome porque aumentam a temperatura corporal, elevando assim o funcionamento do metabolismo e gerando queima de calorias.

Ao contrário do que muitos possam acreditar, esses alimentos são fáceis de serem encontrados e dentre os termogênicos mais comuns podemos citar:

  • Laranja;
  • Kiwi;
  • Canela;
  • Gengibre;
  • Sardinha;
  • Chá verde;
  • Café e tantos outros.

Tenha um boa noite de sono

O emagrecimento saudável também envolve cuidar do seu sono, pois é durante o sono que os hormônios são regulados e isso garante o funcionamento adequado do seu corpo.

Então, quando você dorme pouco ou de forma insuficiente, por exemplo, há um aumento no cortisol, o hormônio do estresse. Com ele, surge também o aumento do apetite.

Aliás, é exatamente por isso que quem não dorme o suficiente tende a sentir muita fome ao longo do dia, comendo de forma exagerada.

Então, você já sabe, inclua na sua rotina o hábito de dormir de 6 a 8 horas diariamente, isso fará diferença na perda de peso. É uma dica simples, mas que funciona muito bem.

Beba água 30 minutos antes das refeições

Finalizando as nossas dicas de emagrecimento saudável, vai aqui uma recomendação interessante: beba água 30 minutos antes das refeições.

Essa é uma prática que ajuda a aumentar a saciedade, diminuindo o seu desejo de comer exageradamente nas refeições mais importantes do seu dia, como almoço e jantar, por exemplo.

Além disso, não se esqueça de respeitar a quantidade correta de água diariamente, que é de 2 litros a 2,5 litros diariamente, a depender da sua altura e peso.

Conclusão

O emagrecimento saudável pode parecer algo utópico, principalmente se você vem lutando com a balança há um tempo, mas saiba que não é impossível.

Ao seguir essas dicas, mudando hábitos e incluindo novos comportamentos na sua rotina, com certeza você vai notar que a perda de peso vai acontecer e os resultados serão notáveis.

Dessa maneira, só depende de você agora: aplique cada uma dessas recomendações e boa sorte!

Sobre o Autor

Adriana Oliveira
Adriana Oliveira

Fundadora | Ajudaextra.com | Autora | Blogueira | Escritora sobre desenvolvimento pessoal. Receitas e Dicas para Ganhar Dinheiro[ꜱᴀɪʙᴀ ᴍᴀɪꜱ]

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − três =


  1. Excelentes dicas! Tenho experimentado um livro de receitas também para complementar minha jornada de alimentação saudável, e que pra mim trouxe ótimos resultados.
    Dê uma olhada, talvez te ajude também: