Como fazer emulsificante caseiro

Como fazer emulsificante caseiro. O fato de óleo e água não se misturarem é do conhecimento comum, mas água e óleo estão em quase todas as loções ou cremes.

Em uma mistura, os dois permanecem separados, a menos que combinados com um ingrediente que os mantém unidos – um emulsificante.

Os produtos para a pele no mercado normalmente usam emulsificantes sintéticos, mas emulsificantes caseiro estão disponíveis para preparar loções e poções caseiras.

Como fazer emulsificante caseiro

Estes são os dois tipos de emulsões:

  • Óleo na água: Óleo em suspensão na água; geralmente mais fino (por exemplo, vinagrete).
  • Água em óleo: Água em suspensão em óleo; geralmente espesso (por exemplo, manteiga).

Cera de abelha

A cera de abelha é usada no cuidado da pele há séculos. Possui propriedades suavizantes e cicatrizantes por si só, mas também funciona bem como espessante e emulsificante.

É melhor usado em emulsões de óleo em água, embora possa servir de base para cremes quando usado com outros emulsificantes.

A cera de abelha é ótima para fórmulas projetadas para serem absorvidas rapidamente.

Cera de candelila

Para um emulsificante de cera à base de plantas e anti-alérgico, existe a cera de candelila. Vem da planta silvestre candelilla mexicana, que forma a cera do lado de fora das folhas para protegê-la da perda de água.

Embora a maioria das ceras seja mais adequada para formulações mais leves, a candelilla funciona bem em formulações mais espessas e pesadas de água em óleo.

As loções feitas com cera de candelilla permanecem na pele por mais tempo sem quebrar, o que as torna ótimas para peles mais secas ou sensíveis que precisam de mais proteção.

Lecitina

Esta mistura de fosfolipídios gordurosos é uma das favoritas, graças à sua versatilidade e facilidade de uso.

A lecitina é encontrada em uma ampla variedade de produtos vegetais e animais, incluindo soja, semente de colza, milho e clara de ovo.

A lecitina normalmente combina melhor com óleo, mas também é altamente eficaz em emulsões à base de água.

É umectante, o que significa que retira a umidade do ar e a deposita na pele, e também ajuda os ingredientes a penetrarem melhor – ideal para produtos anti-envelhecimento para peles mais secas e maduras.

Goma de acácia

Derivado da seiva da árvore de acácia africana, a goma de acácia pode ser encontrada em muitas formas, incluindo gel espesso, líquido e pó.

Possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias próprias. A acácia é adicionada à água em emulsões de óleo em água; por isso, é ideal para as formulações mais leves. Para cremes mais espessos, combine-o com outro emulsificante.

Veja como fazer emulsificante caseiro, emulsificante para sorvete caseiro

VEJA TAMBÉM:

Sobre o Autor

Adriana Oliveira
Adriana Oliveira

Fundadora | Ajudaextra.com | Autora | Blogueira | Escritora sobre desenvolvimento pessoal. Receitas e Dicas para Ganhar Dinheiro[ꜱᴀɪʙᴀ ᴍᴀɪꜱ]

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + dez =